top of page

Por que investir em marketing digital é importante para pequenas empresas?

Marketing digital pode parecer um gasto exorbitante para pequenas empresas, mas é um investimento que pode fazer a diferença para a sobrevida de uma marca

O marketing digital para pequenas empresas pode parecer um luxo, algo além das possibilidades e das necessidades de marcas que ainda estão no começo ou comércios de bairro. Mas não é bem assim. Reforçar as ações de crescimento local e propaganda boca-a-boca com estratégias de marketing digital pode ajudar não apenas a ampliar o público algo, mas também tornar o seu negócio mais sustentável e duradouro. Pois é exatamente o processo de atrair público on-line, que pode significar a diferença entre um negócio bem-sucedido e um fracasso.



Como transformar tráfego em leads

Gerar movimentação no seu site e nas suas redes sociais é interessante para o fortalecimento da marca, mas sem a conversão desse tráfego em leads ou vendas isso pode ser pouco produtivo – especialmente para as marcas iniciantes ou pequenas. Por isso as ferramentas e técnicas de Marketing Digital proporcionam aos empresários as melhores chances de concorrência, sobrevivência e até mesmo crescimento de negócios.


As empresas que comercializam produtos e serviços on-line medem o sucesso pela porcentagem do tráfego de entrada que é convertida em leads, assinantes ou vendas, dependendo das finalidades pretendidas do seu site. Sem essa conversão, todo o seu tráfego não significaria nada e todos os seus esforços de marketing serão simplesmente desperdiçados.


É por isso que é importante para as empresas – especialmente as menores, otimizar suas campanhas de marketing digital em direção à otimização de conversão, tornando-a uma prioridade máxima acima de tudo.


Alcance de quem quer comprar o seu produto

Talvez o grande mérito do marketing digital para pequenas empresas esteja na assertividade. Campanhas online alcançam as pessoas exatamente onde elas gastam seu tempo e dinheiro. Quer um exemplo disso? Veja o gráfico e entenda a relação.

Além disso, muitos clientes hoje em dia preferem ser atendidos por meio das mídias sociais, como WhatsApp. Facebook e até mesmo pelo Instagram em vez dos tradicionais telefone e e-mail. Em contrapartida, até 89% das mensagens dos clientes são ignoradas pelas empresas.


Alternativa mais econômica ao marketing tradicional

As pequenas empresas têm menos recursos para gastar, por isso mesmo precisam ser certeiras na hora de investir. É por isso que as ações de marketing digital podem oferecer um canal com resultados e menor necessidade de realocação de recursos. Um relatório mundial de gastos com marketing digital da Gartner destacou que até 40% das pequenas empresas afirmaram conseguir economizar e otimizar seu orçamento usando estratégias digitais para promover seus produtos e serviços. E isso torna pequenas empresas muito mais competitivas no jogo dos negócios, com um orçamento de publicidade muito menor.


Capacidade de segmentação de público em campanhas digitais

Uma das razões pelas quais o marketing digital está assumindo os canais tradicionais de marketing é a capacidade das ferramentas de marketing na Internet de interagir com o público-alvo em tempo real.


E a capacidade de segmentar o público oferecida pelas ferramentas digitais é o que torna tudo ainda mais fascinante, afinal, o marketing digital te permite vender para diferentes idades, estratos sociais, profissões, partes da cidade e até mesmo se baseia em locais frequentados pelo seu público-alvo. Isso pode fazer toda a diferença para quem, por exemplo, precisa vender mais, mas tem um serviço de entrega baseado apenas em uma parte da cidade.


Marketing com foco em resultados

Enquanto ao distribuir panfletos sua mensuração de resultados é bastante dificultada, ao criar campanhas online é possível saber de onde vem o seu visitante e traçar um plano estratégico de acordo com a origem e qualificação do tráfego de pessoas nas suas redes sociais, site ou blog. Mas o ponto mais interessante quando se fala sobre marketing digital é o seguinte: a internet consegue alcançar seu público onde ele está.


E é exatamente essa capacidade de mensurar, analisar e criar estratégias inteligentes que faz com que as campanhas de marketing digital sejam a alternativa mais eficiente para construir uma audiência que pode se transformar em clientela.


Isso faz com que as análises funcionem como um termômetro de boas práticas e erros, que conseguem apontar o que funciona e como captar o cliente que você quer no momento em que ele precisa ser atraído, para vendas permanentes ou campanhas pontuais, como promoções ou queimas de estoque, por exemplo.


Em um mundo real que se funde com o digital, faz muito sentido aparecer para o seu cliente em potencial nos locais em que sua atenção está realmente empregada (e esse lugar não é um pedaço de papel), afinal, o que faz parte das nossas vidas é muito mais facilmente agregado à nossa realidade e isso pode ser o segredo do sucesso de uma marca.


Quer levar a sua empresa ou loja para o mundo digital? Conte com a nossa consultoria, fale conosco e saiba mais sobre os planos especiais para microempreendedores e pequenas empresas.

bottom of page