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Instagram ou Facebook: qual é melhor para a sua marca?

As redes sociais mudaram o jogo do marketing e investir em conteúdo pago pode ser uma excelente forma de se destacar, entenda onde vale pena colocar dinheiro de acordo com o seu perfil



O Facebook Business Suite tornou-se uma ferramenta bastante completa para ajudar empreendedores a se destacar diante da audiência do próprio Facebook e do Instagram e o conteúdo pago é, certamente, uma maneira de chegar na frente.


Mas, afinal, qual é a melhor rede social para investir?


É um clichezão falar isso, mas não existe a melhor ou pior. Instagram ou Facebook. As duas redes têm características e funções diferentes, portanto, é preciso saber o que se quer mostrar ou falar e para quem.



O que sua marca quer dizer e para quem?

O Facebook é melhor do que o Instagram para aprofundar as informações ou levar o usuário para um site/blog de notícias ou textos, por meio do compartilhamento de links.


Se o público que você deseja atingir tiver mais de 40 anos, invista no Facebook, um espaço que agrega usuários mais velhos e com menos familiaridade com recursos como stories e reels.


No Facebook é preciso tomar cuidado com o excesso de postagens, que pode derrubar o seu alcance, além de tornar sua página incômoda para os usuários.


Um fato bastante curioso é que, apesar do crescimento exponencial do Instagram e do fato de gerar mais interação entre usuários, o conteúdo postado no Facebook ainda gera mais impacto para o usuário final. Ou seja, uma marca tem valores diferentes no Instagram e no Facebook, apesar de o número de usuários ativos do Facebook não crescer tanto como o da outra rede.


Investir no Facebook, portanto, gera maior visibilidade para a sua marca /empresa /loja, enquanto o Instagram gera mais engajamento com o seu produto /serviço.


Qual rede social é melhor para vender: Instagram ou Facebook?

Atualmente tanto o Facebook quanto o Instagram oferecem ferramentas que auxiliam a vender. O Facebook tem o seu Facebook Marketplace. O Instagram permite acrescentar etiquetas com os preços do produto, que quando acionadas redirecionam para o e-commerce da empresa.


Portanto, dá para vender nas duas – nesse caso, quanto mais, melhor. E o interessante é que para vender serão complementares, pois o público de uma rede social não necessariamente é o mesmo da outra – ainda que se trate de seguidores de uma mesma marca.


Outras redes sociais

O número de redes sociais existente no mundo é enorme – e vai muito além do Facebook e do Instagram. Algumas redes, por exemplo, só existem em determinados países, como o QZone da China e o Odnoklassniki, líder na Rússia e um dos únicos antagonistas de Mark Zuckerberg no planeta.


Mas, voltando às redes que temos disponíveis e usamos aqui no Brasil, elas também valem para o seu negócio?


Depende.


O Twitter, por exemplo, é excelente para quem tem bastante conteúdo para passar para sua audiência (possíveis consumidores, parceiros de negócios e até mesmo investidores), mas requer conteúdo de bastante valor, não apenas promoção de produtos e memes. Portanto, se o que a sua marca tem a dizer é suficientemente dito em poucas palavras (e isso é normal, não é bom ou ruim), talvez o Twitter não tenha tanto a agregar em termos de divulgação do seu negócio.


Para quem ama o Youtube, diremos o óbvio: se produzir conteúdo em vídeo for importante para mostrar a sua marca, você deve, sim, marcar presença por lá. Mas apenas se forem vídeos mais longos. Vídeos curtos têm melhor desempenho em redes como o Instagram e, agora, o TikTok.


Mas, voltamos a bater na mesma tecla, para saber aonde levar sua marca é preciso saber onde estão as pessoas que você quer atingir. Por isso definir quem é seu público-alvo é tão importante para empresas e empreendedores de todos os portes, afinal, você precisa saber conversar com quem quer falar.


É como chegar a uma festa cheia de adolescentes falando em português arcaico e usando um fraque. Você não será compreendido e ainda sairá ridicularizado. Ou como chegar a um jantar de negócios usando jeans rasgados e cumprimentando a todos com gírias.


Portanto, a única regra a seguir é definir para quem se quer falar/vender/promover para que a estratégia toda seja feita de maneira mais inteligente e seu tempo muito mais bem investido.

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